terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

OBRIGADO A TODOS

Como Negrelense, quero agradecer a todos os que tornaram possível mais um dia de carnaval em S. Pedro do Sul. Contra muitos e com o apoio de poucos, saiu à rua.
Bem Hajam.

domingo, 26 de fevereiro de 2006

O meu balanço desportivo - Jornada 14

Nesta jornada defrontámos o Mortágua fora e vencemos por 9-1. O campeonato caminha para o seu fim e os Unidos da Estação continuam no 1º lugar da classificação do Campeonato Distital Feminino da A.F. Viseu. Ficam a faltar, portanto, 3 jogos para o fim.
O resultado foi dilatado, mas durante a 1ª parte o jogo revelou-se um pouco complicado, com pouco brilho, animado apenas pelos lances de golo e uma ou outra jogada de perigo. No entanto, após o intervalo, voltámos a jogar bem, como temos vindo a fazer, e trouxemos mais uma vitória totalmente merecida.
Na próxima jornada iremos folgar e na seguinte o campeonato irá ter uma pausa. Regressaremos no dia 18 de Março, em casa, às 15 horas. Nesse jogo iremos defrontar o actual 2º classificado, o Fiais da Telha, num jogo importantíssimo para nós. Serão, na verdade, todos a partir de agora, visto que de seguida iremos a Castro Daire defrontar o CRASTO e por último, em casa, jogaremos com a Académica de Viseu. O campeonato vai decidir-se nos nossos próximos 2 jogos e julgo que estaremos preparados para eles.
Os séniores masculinos da U.E. venceram fora um candidato, o S. Martinho de Mouros, por 4-2 e continuam bem posicionados para o acesso à fase final que decidirá quem representa o distrito na 3ª nacional.

sábado, 25 de fevereiro de 2006

LUZ PÚBLICA VOLTA A BRILHAR EM NEGRELOS

Como dissemos em post recente, desde o temporal do passado fim de semana que as ruas da nossa aldeia estiveram às escuras, fazendo lembrar outros tempos que não deixam saudades.
Finalmente, a EDP compôs a avaria, voltando Negrelos a ter luz pública. Mais vale tarde que nunca.
Chamamos, no entanto, novamente a atenção daquela empresa para a necessidade de substituição do velho PT da cabine eléctrica.

Desfile Carnavalesco de Negrelos 2006




Como todos os anos, no dia de carnaval, desfila pelas ruas de São Pedro do Sul o já habitual desfile Carnavalesco organizado pelos habitantes de Negrelos. O desfile está previsto para as 15 horas, com saída de Negrelos, tendo a participação especial:

-> Fanfarra do grupo de Portelo de Cambres, Lamego

-> Grupo de Bombos Os Bombáticos de Santo Estêvão, Viseu

-> Grupo "Zés Pereiras" de Quintela de Orgens - Viseu

-> Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vouzela

-> Gigantones de Negrelos

Mais à noite, por volta das 20H30 haverá um baile de Carnaval, em Negrelos, com a Banda Fk (entrada grátis).

Com variados carros alegóricos e ambiente carnavalesco, esperemos que a população de Negrelos e São Pedro participe vivamente no desfile.

Há um ano foi assim...





sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

ZECA AFONSO, 19 ANOS DEPOIS



Ontem, dia 23 de Fevereiro, passaram 19 anos sobre a morte de um dos maiores cantores portugueses do século XX, Zeca Afonso.
Então, com a sua morte, a cultura, em geral e a música, em particular, ficaram mais pobres.
Na minha juventude, estive relativamente próximo do Zeca, em termos políticos e ideológicos. Hoje, estou muito distante . No entanto, continuo a pensar ter sido o cantor da senha do 25 de Abril, "Grândola, Vila Morena", um Homem de uma enorme generosidade e o porta-voz da esperança numa sociedade mais justa, ou, como ele cantou na "Utopia", "sem muros nem ameias", de várias gerações.
Seguidamente, publicamos uma das suas canções, a qual, como o leitor poderá constatar, se mantém actual.

OS VAMPIROS

No céu cinzento
sob o astro mudo
batendo as asas p'la noite calada
vêm em bandos
com pés de veludo
chupar o sangue fresco da manada

Se algum se engana
com o seu ar sisudo
e lhes franqueia as portas à chegada
eles comem tudo, eles comem tudo
eles comem tudo e não deixam nada
(REFRÃO)

A toda a parte chegam os vampiros
poisam nos prédios
poisam nas calçadas
trazem no ventre despojos antigos
e nada os prende às vidas acabadas

São os mordomos do universo todo
senhores à força
mandadores sem lei
enchem as tulhas
bebem vinho novo
lançam a ronda no pinhal do rei

REFRÃO

No chão do medo
tombam os vencidos
ouvem-se os gritos
na noite abafada
jazem nos fossos, vítimas de um credo
e nada os prende às vidas acabadas

REFRÃO

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

QUE SE PASSA COM A LUZ PÚBLICA EM NEGRELOS?

Desde o temporal que no passado fim de semana se abateu na nossa região, como, aliás, no resto do País, que as lâmpadas públicas de Negrelos se encontram fundidas.
Andar à noite na nossa terra faz lembrar o Portugal rural (Negrelos incluido) de há várias dezenas de anos.
Quando resolve a EDP proceder à reparação desta avaria e à substituição do famigerado PT colocado na cabine situada junto ao café do Sr. Alberto Oliveira?
Para quando a liberalização no abastecimento de electricidade ? A concorrência daí decorrente apenas beneficiará o consumidor. O actual monopólio, esse sim, traz mais desvantagens que vantagens, como se pode constatar por factos como o acima relatado.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Umas palavras sobre o Carnaval de Negrelos

Chegada esta altura, muito se ouve dizer sobre o Carnaval de Negrelos. É claro que grande parte da tinta que corre da caneta escreve e aponta aspectos negativos de tal evento, mais ainda, critica e "maltrata" o dito desfile, quando muito. Sim, porque por vezes é mesmo a organização, intitulada de velha, gasta, oportunista, incoerente, ou até mesmo de beneficiária. Para muitos podem ser estas palavras estranhas, mas para outros serão o espelho do seu pensamento.
Interrogo-me se quem tão facilmente critica o Carnaval de Negrelos alguma vez pensou como começou e o que significa. Ele não é, nem pretende ser, o Carnaval de Ovar, muito menos de Sines. Nunca passou pela cabeça das pessoas que tanto se esforçam por ele pretender algo de semelhante. No entanto, não é compreendido que algumas (poucas) pessoas se esforçam por ele, cedem as suas garagens, prejudicam os seus espaços, para concretizar um dia diferente em S. Pedro do Sul. Compreendo que a comunidade sampedrense deseje ver um desfile como o de Ovar ou Sines, pela sua beleza e alegria, mas quanto vale a organização desses eventos? Eu tenho uma vaga ideia, pelo contacto que temos mantido com elementos do Carnaval de Ovar e sei que isso seria impossível em S. Pedro do Sul. Também é verdade que para evoluir é necessário apoio financeiro, mas também humano e esse quase não existe em Negrelos. Sei que o Carnaval de Negrelos é fraco comparado com os que apontei, mas também sei que é razoável (para melhor) quando comparado com os restantes da região de Lafões. Não quero com este discurso retirar mérito a esses desfiles, pois sei como custam organizar, ainda que simples, e também lhes reconheço interesse e beleza por serem regionais, tradicionais e próprios de quem os organiza. Tenho sempre em mente o Carnaval de Lazarim, em Lamego, o qual tive oportunidade de ver e apreciar. É a tradição que sai à rua, mas é também a alegria de uma povoação que o vive como ninguém. Neste aspecto, é tão rico como os elaborados e endinheirados carnavais deste país.
Com tanto texto quero dizer que o Carnaval de Negrelos tem o seu mérito por sair à rua todos os anos, sim, com o apoio da Câmara Municipal (não é um evento do concelho? junta mais pessoas que certas actividades desportivas). Quero também dizer que poderia ser bem melhor, mas que "dá o litro" para passar nas ruas da vila. Por fim, quero ainda escrever que baixa todos os anos a cabeça para S. Pedro do Sul lhe apontar defeitos (a viva voz) e raramente merecer elogios pelo esforço e dinamismo que não se pretende deixar morrer. É verdade, sou de Negrelos e sou suspeito, mas também sou de S. Pedro e quero o melhor. O desfile pode ser realizado em outros moldes? Claro que sim! Se calhar até devia. Contudo, será que irá ter das instituições o devido apoio? Será que não deverão partir de certas instituições propostas para um evento mais capaz (sob a organização de quem foi pioneiro e fundador)? Esta é apenas uma opinião/desabafo em poucas palavras sobre uma temática que tem o seu ponto forte nesta época e a qual poderia/deveria ser desenvolvida pelas pessoas certas nos locais certos.

domingo, 19 de fevereiro de 2006

ANTÓNIO ALEIXO, POETA DO POVO

Na semana transacta, completaram-se 100 anos sobre o nascimento de um dos maiores pensadores, intelectuais e filósofos portugueses do século XX: o Professor Agostinho da Silva.
Ontem, 18 de Fevereiro, passaram 107 anos sobre o nascimento do poeta popular algarvio António Aleixo.
António Aleixo pouco sabia ler. No entanto, foi também um grande pensador, que através dos seus versos disse verdades "como punhos", como se pode constatar pelas suas quadras que abaixo publicamos.

A ninguém faltava o pão
se este dever se cumprisse
ganharmos em relação
àquilo que se produzisse

Sei que pareço um ladrão
mas há muitos que conheço
que não parecendo o que são
são aquilo qu'eu pareço

Quando se embebeda o pobre
dizem: olha o borrachão
quando se emborracha o rico
acham graça ao figurão

Eu não tenho vistas largas
nem grande sabedoria
mas dão-me as horas amargas
lições de filosofia

Qu'importa perder a vida
a lutar contra a traição
se a razão mesmo vencida
não deixa de ser razão

Qu'importa que os olhos sejam
os mais pequenos do mundo
o qu'importa é qu'eles vejam
o que os homens são no fundo

Há uma mosca sem valor
que com a mesma alegria
pousa na careca do doutor
como em outra porcaria

Vós, que lá do vosso império
prometeis um mundo novo
calai-vos, que pode o povo
querer um mundo novo a sério

P.S.: A propósito de pensadores. Há cerca de um ano, o "Nouvel Observateur" considerou o filósofo e professor universitário português José Gil um dos 25 maiores pensadores da actualidade. Quantas pessoas sabem isso? Muitos daqueles (as) que sabem na ponta da língua os nomes de qualquer jogador de futebol ou cantor(a) cujas músicas se destinam ao público pouco exigente dirão que o conhecimento de tal facto não contribui para a sua felicidade.
Esta atitude de gente que nem sabe nem quer aprender tem um nome: ILITERACIA FUNCIONAL. Que lhes faça muito bom proveito.

O meu balanço desportivo - Jornada 12/13

Antes de mais devo explicar que a numeração das jornadas dos meus comentários dizem respeito aos jogos que realmente realizo. Não contemplei, por isso, a jornada em que folgámos. Assim, vou agora acertar o nº de jornadas pelo calendário. Esta foi a jornada 13.
Jogo difícil que se previa e assim foi. Ganhámos 5-1 em casa a uma das melhores equipas do campeonato: o Tabuaço. Têm contudo uma posição na tabela classificativa que não traduz o valor da equipa. Foi, portanto, um bom jogo em que os Unidos foram mais fortes e a equipa que criou mais oportunidades de perigo. Chegámos ao intervalo a vencer por 2-1 e na 2ª parte continuámos a ser mais fortes, chegando ao resultado final de 5-1. A minha equipa foi capaz de mostrar que sabe sofrer em certos momentos do jogo e teve motivação, garra, atitude, concentração para cometer poucos erros e levar de vencida o Tabuaço, mantendo a liderança.
Próximo sábado, deslocação a Mortágua para mais um jogo complicado.
Como nota final, um agradecimento ao público que nos veio ver ao Pavilhão Municipal, pois já não tínhamos uma bancada assim há algum tempo. Se depender de nós, vamos tentar merecer para que no próximo jogo em casa, que será com o Fiais da Telha, a bancada esteja ainda mais cheia.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

A LIBERDADE É MAIS FORTE QUE O MEDO

A propósito do ódio destilado pelos fanáticos fundamentalistas islâmicos contra o ocidente e a sua civilização caracterizada pela defesa da liberdade, a democracia, os direitos humanos, a tolerância, o laicismo e a liberdade religiosa, publicamos um poema de Alexandre O'Neill e um extracto de outro poema de Manuel Alegre, bem como a passagem de uma canção de Pete Seeger.
As caricaturas foram um mero pretexto para mais actos de violência (que são muito pouco comparados com o 11 de Setembro de 2001, ou atentados em Espanha, Inglaterra, Indonésia e outros países que fizeram inúmeras vítimas). Entendemos que se devem respeitar todas as crenças religiosas, bem como o ateismo ou o agnosticismo, o que não implica ausência de crítica aos mesmos. Quem se sente atingido tem o direito de se defender e responder, dentro da legalidade. Isto é a liberdade de expressão, da qual não devemos abdicar.
Ao responderem de forma bárbara, desrespeitando as regras diplomáticas, os muçulmanos visados perderam toda a razão que lhes poderia assistir. Eles, sim, são os agressores e não os ocidentais, sr. ministro dos Negócios Estrangeiros.

O medo vai ter tudo
pernas ambulânciase
o luxo blindado
de alguns automóveis
Vai ter olhos
onde ninguém o veja
mãozinhas
cautelosas enredos
quase inocentes
ouvidos
não só nas paredes
mas também no chão
no tecto
no murmúrio dos esgotos
e talvez até (cautela!)
ouvidos nos teus ouvidos
O medo vai ter tudo
fantasmas na ópera
sessões contínuas
de espiritismo
milagres
cortejos
frases corajosas
meninas exemplares
seguras casas de penhor
maliciosas casas de passe
conferências várias
congressos muitos
óptimos empregos
poemas originais
e poemas como este
projectos altamente porcos
heróis(o medo vai ter heróis!)
costureiras reais e irreais
operários(assim assim)
escriturários(muitos)
intelectuais(o que se sabe)
a tua voz talvez
talvez a minha
com a certeza a deles
ter capitais
países
suspeitas
como toda a gente
muitíssimos amigos
beijos
namorados
esverdeados
amantes silenciosos
ardentese angustiados
Ah o medo vai ter tudo tudo
(Penso no que o medo vai ter
e tenho medo
que é justamenteo que o medo quer)
O medo vai ter tudo
quase tudo
e cada um por seu caminho
havemos todos de chegar
quase todos a ratos

(Alexandre O'Neill)

Venho dizer-vos
não tenho medo
a verdade é mais forte que as algemas
venho dizer-vos
não há degredo
quando se traz a alma cheia de poemas

(Manuel Alegre)

We shall overcome, we shall overcome
we are not afraid, NOW
we are not afraid, NOW
(tradução para português - nós chegaremos onde queremos (bis). Não temos medo, AGORA

(Pete Seeger, cantor americano)

domingo, 12 de fevereiro de 2006

O meu balanço desportivo - Jornada 11

Nunca vi nada assim! Ganhámos 6-1 num jogo onde a guarda-redes adversária foi a grande figura.
Defrontámos a Associação Fut. Salão de Viseu e fizemos o jogo mais consistente da época, até agora, pelo menos. Em 40 minutos cronometrados, apenos 2 ou 3 minutos não estivemos bem. Nunca pensei dizer que o resultado não traduz o volume de ataques e remates dos Unidos. No final da 1ª parte a guarda-redes adversária ditava o resultado: 1-1. Mas na 2ª, de forma natural e sem precipitações, construímos o resultado final: 1-6. Não há muito a dizer deste jogo. No entanto, se em outras partidas destaquei o desempenho das minhas jogadoras, neste devo realmente realçar toda a forma como estiveram em campo desde o 1º apito do árbitro. Conseguiram apresentar calma, determinação, motivação, crer e paciência, ao mesmo tempo que aplicavam toda a parte táctica que tanto trabalhamos nos treinos.
Próxima jornada, 6ª feira, Pavilhão Municipal de S. Pedro do Sul, pelas 20h30, U.E vs Tabuaço.
Os Unidos em masculino venceram fora o Benfica de Castro Daire por 6-5 e na próxima jornada defrontam em casa o Mundão.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

O meu balanço desportivo - Jornada 10

As jornadas vão passando e nós vamos dando mais um passo para o nosso objectivo.
Nesta jornada defrontámos os Cabanitos e vencemos por 9-0. Podiam ter sido muitos mais, sem com isto retirar o mérito à equipa adversária, mas quem esteve presente viu a pobreza do jogo da minha equipa na 1ª parte. Chegámos ao intervalo a vencer por 4-0, mas os golos foram mesmo o único aspecto positivo da equipa da U.E. Intervalo, reprimenda, auto-avaliação e motivação/vontade em mostrar a quem assistia (e a elas próprias) que não se reconheciam na imagem da 1ª parte. Consequência, 10/12 minutos de luxo (permitam-me dizer) com uma aplicação extraordinária e aplicação táctica excelente fruto da evolução que elas têm vindo a evidenciar nos treinos. Depois foi o acalmar, normal do cansaço, mas também do fio de jogo. 10 jornadas, 9 vitórias, 1 derrota, 27 pontos = 1º lugar da classificação. Julgo que um saldo bastante positivo e inesperado a esta altura do campeonato, mas que elas o estão a merecer, lá isso estão.
Próxima jornada, Pav. Escola Sec. de Vouzela, 15h, vamos defrontar a A. Futebol Salão de Viseu.
Quanto ao masculino, venceram o Amorim Girão por 9-1 num jogo fácil, mas com um bom desempenho dos Unidos e com jogadas espectaculares a culminarem em golo.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

PELA DEFESA DO TROUÇO

"Retrete" da Avilafões, em Vouzela, excreta livre e impunemente toneladas de dejectos nauseabundos, pútridos e tóxicos para os sampedrenses". Assim escrevia em artigo publicado na última edição do jornal GAZETA DA BEIRA o Dr. José Cardoso da Rocha, proprietário da Quinta da Comenda.
A firma em causa tem sede em Carregal, freguesia de Queirã, no vizinho concelho de Vouzela. Ali são incineradas vísceras e fezes que como é dito em tal artigo, são lançados pelos campos e principalmente no Rio Trouço que passa na nossa terra, desaguando no Vouga, o qual ficará ainda mais sujo e poluido. Onde estão os responsáveis pelo ambiente neste País e os próprios ambientalistas que ainda não vimos manifestar-se sobre esta situação?
Ainda bem que o Dr. Cardoso da Rocha chamou a atenção para este problema num jornal da nossa região. Espera-se que o seu alerta encontre eco.