segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

A NEVE E A POBREZA, ESPECIALMENTE INFANTIL

Agora, que boa parte do País se cobriu de neve, publicamos um poema da autoria de Augusto Gil sobre a sua beleza, mas também sobre a tristeza e amargura que causa aos pobres, especialmente as crianças pobres, nas circunstâncias ali mencionadas.
Este poema foi publicado também, recentemente, no blogue ABRUPTO, da autoria de José Pacheco Pereira.

BALADA DA NEVE

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.
É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancoliados pinheiros do caminho...

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.
Fui ver.

A neve caía do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!
Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.

Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traçana brancura do caminho...
Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança...

E descalcinhos, doridos...
a neve deixa inda vê-los,primeiro,
bem definidos,depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...
Que quem já é pecador sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...
E uma infinita tristeza,
uma funda turbaçãoentra em mim,
fica em mim presa.
Cai neve na Natureza– e cai no meu coração.

(Augusto Gil)

domingo, 29 de janeiro de 2006

O meu balanço desportivo - Jornada 9

E começou a 2ª volta do Campeonato Distrital de Futsal Feminino da A.F. Viseu.
A U.E. deslocou-se a Penedono e venceu por 17-0. Estivemos muito bem na finalização, mas, caso tivessemos concluído todas as nossas oportunidades, o resultado teria sido mais dilatado. Tenho de ser sincero e admitir que os golos podem ser importantes nas contas finais. Mas também acredito sinceramente que tal não será necessário. Não estou com isto a querer assumir um protagonismo egoísta, porém a transparecer e projectar a importância dos jogos entre os candidatos. Se nós o iremos ser? É caso para esperar e ver. Quanto ao jogo ante o Penedono, tornou-se facil na 2ª parte, pois cumprimos melhor no plano táctico. De elogiar o esforço das minhas jogadoras em se concentrarem e motivarem-se de modo a cumprirem todo o plano traçado para o desafio.
Próximo encontro será em casa ante os Cabanitos. Sábado, 4 de Fevereiro, 15 horas.
A equipa masculina defrontou o Moita e perdeu 3 preciosos pontos num terreno difícil, dada a pressão a que a equipa de arbitragem se vê sujeita. Mas não será por isso que a equipa irá esmorecer.
NOTA: como nota, queria lamentar o facto de apenas ter estado presente um árbitro no jogo do feminino em Penedono. É necessário dar credibilidade à modalidade no distrito e na nossa Associação e isso passa muito pelas arbitragens.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

É ASSIM QUE SE TRATAM AS ANTIGAS VEDETAS DO FUTEBOL?



Na capa do jornal "O Crime", hoje mesmo publicado, vinha uma manchete que afirmava encontrar-se bastante doente e a receber apenas 200 (duzentos!!!) euros por mês a antiga vedeta do Torres Novas, do Setúbal e do Benfica (penso que também alinhou no Belenenses, mas não tenho a certeza. Se alguém confirmar que jogou pelo clube da cruz de Cristo, agradeço que publique tal informação neste blogue), bem como da selecção nacional, a qual, aliás orientou mais tarde, José Torres.
Torres foi, nos anos 60, uma das glórias do Benfica. Foi titular dos "magriços" no mundial de 1966. Era considerado então um dos melhores avançados do mundo. A sua especialidade eram, em parte devido à sua altura, os golos de cabeça.
Já nos anos 70, com os 30 anos bem ultrapassados, ainda jogou no Setúbal e na selecção nacional.
Hoje, a confirmar-se a manchete do "Crime", está abandonado por quem ajudou a engrandecer: o Benfica, especialmente, a nível de clubes, e o País.
Recordamos o triste episódio de alguém ligado à FPF que não queria deixar entrar Mário Coluna, há mais de 20 anos, no desafio Portugal-URSS, que vencemos com um penalty inexistente, apurando-nos, consequentemente para a fase final do Europeu de Futebol de 1984. Coluna foi durante largos anos capitão do Benfica e da selecção, dando grandes alegrias ao futebol português.
Depois de abandonarem o futebol, não se ajudam os craques necessitados? Só interessam quando garantem grandes receitas nos estádios?
É por estas e por outras: o processo do apito dourado, o escândalo de algumas arbitragens ou a utilização do futebol para lavagem de dinheiro do mundo do crime, que cada vez há mais razão para afirmar estar o futebol pôdre, pois é mais uma negociata suja onde não há sentido de gratidão que um desporto.

o 250º ANIVERSÁRIO DE MOZART



Amanhã, dia 27 de Janeiro, passam 250 anos sobre o nascimento desse grande compositor que foi Wolfgang Amadeus Mozart.
Mozart compôs alguns dos mais belos e geniais trabalhos musicais clássicos que se continuam e continuarão a ouvir com imenso agrado pelo tempo fora. A sua música é de ontem, de hoje, de amanhã, de sempre.
Sobre a sua obra aconselhamos a leitura de um magnífico artigo escrito pelo cantor Jorge Palma no "Público" de hoje.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

CIBERCAFÉ EM NEGRELOS - II

O cibercafé que funciona no Café Central, em Negrelos, tem bastante frequência, especialmente entre a juventude, na procura de informação ou envio de mensagens.
Apelamos a esses cibernautas que publiquem comentários nos nossos posts e sugiram temas a debater relacionados com a nossa terra, que aqui poderão ser abordados.
Vamos a isso, malta !

quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

CIBERCAFÉ EM NEGRELOS

O Café Central possui, desde há pouco tempo, um computador onde se poderá navegar, enviar mensagens e escrever na internet.
Por várias vezes se chamou a atenção neste blogue para o necessidade de um espaço onde as pessoas pudessem aceder à informática. Esse espaço está, pois, finalmente, criado.
Aos proprietários do dito café e ao seu filho, o nosso colaborador JCOM, apresentamos parabens pela iniciativa.

domingo, 8 de janeiro de 2006

Carnaval de Negrelos - nova reunião

Após a reunião da última 6a feira, ficou marcada nova reunião para 6a feira desta semana, dia 13, pelas 21h30. Vão ser definidos assuntos importantes relativos ao desfile deste ano. Comparece!

O meu balanço desportivo - Jornada 8

E aconteceu o que previa.
Os Unidos da Estação Feminino venceu a Académica de Viseu por 8-2 e o Crasto derrotou o Fiais da Telha por 4-1. Assim, estamos novamente em 1º lugar com mais 2 pontos que o Crasto.
Hoje ganhámos o jogo com a Académica de forma merecida, mas não estivemos bem. Defendemos mal e nem sempre cumprimos tacticamente as acções ofensivas. Ainda por cima falhámos imenso na concretização, o que poderia significar um resultado mais dilatado. Talvez tenha sido devido à grande pausa de natal. Contudo, mostrámos ser uma boa equipa em busca de um objectivo importante, com bastante aplicação e motivação.
Terminou a 1a volta e estamos na liderança, o que é muito importante. Segue-se dia 28 deste mês o início da 2ª volta, onde nos deslocaremos a Penedono. Até lá esperam-nos muito treino, aplicação e evolução em busca da qualidade numa equipa cheia de potencial.
Quanto à equipa sénior masculina, vitória no derby de Lafões por 6-4 ante o Oliveira de Frades. Os Unidos provaram ser claramente melhor equipa, mas descuidaram-se no final da 2a parte, deixando o Oliveira aproximar-se no marcador. Mas no final o que contou foram os 3 pontos. Os Unidos estão agora a 2 pontos do líder Arguedeira.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

Carnaval de Negrelos - Reunião

Aproveito este espaço para anunciar que se vai realizar uma reunião relativa ao Desfile de Carnaval na sede da ACRN, pelas 21h30, nesta sexta-feira dia 6 de Janeiro. A mesma já foi anunciada através de um aviso distribuído pelas casas da povoação.
Esta reunião terá o propósito de ouvir as pessoas envolvidas neste evento, bem como quem queira participar com ideias, críticas ou comentários. Este será o lugar e o contexto correcto para se debater o Carnaval (e não é só o do ano passado ou até o do próximo ano, é também o do futuro).
Apareçam, opinem, critiquem, comentem, pois só assim poderemos dar rumo ao nosso Carnaval.

domingo, 1 de janeiro de 2006

PASSAGEM DE ANO COMEMORADA EM NEGRELOS

Em Negrelos, a passagem de ano foi comemorada em mais que um local.
Um grupo de pessoas fez o seu "reveillon" na sede da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN).
Os mais jovens, como já vem sendo hábito, reuniram-se, em animado convívio, numa garagem particular.
Em ambos os locais houve grande confraternização e alegria.
Que o ano de 2006 traga paz, felicidade, realização de sonhos e desejos a todos os negrelenses, aqui residentes ou a trabalhar noutros pontos do país e no estrangeiro, bem como a quantos colaboram neste blogue ou são leitores do mesmo, são os nossos votos.