domingo, 29 de maio de 2005

Marchas populares

Fica aqui o convite a quem tiver intenção de participar nas Marchas populares de São Pedro. Gostaríamos que a adesão foi positiva.
Requisitos: Idade entre os 15 e os 30.
O tema é a Água viva na aldeia...precisamos de ti...não hesites e aparece. Para mais informações contacta com Bruno Oliveira ou Sr. João Oliveira. Diz aos teus amigos(as) e aparece!

sábado, 28 de maio de 2005

BENFIQUISTAS DE NEGRELOS COMEMORAM VITÓRIA NO CAMPEONATO

Ao fim de 11 anos de jejum, também em Negrelos os benfiquistas, entre os quais se encontra o subscritor desta prosa, comemoraram a vitória no campeonato, no passado domingo, dia 22 de Maio.
Beberam-se algumas garrafas de champanhe, houve foguetes. A alegria era enorme. Alguns adeptos sportinguistas associaram-se.
Se o Chico Buarque de Holanda cá estivesse teria dito "foi bonita a festa,pá".
Lamento não ter confraternizado com o meu amigo e colega de lides bloguistas, João Carlos Matias, pois quando o Sporting, seu clube, foi campeão, ao fim de 18 anos, com todo o prazer, ajudei a beber a garrafa de champanhe que então abriu no café de seu pai.
João Carlos, amanhã poderás ajudar à comemoração da dobradinha.

sexta-feira, 27 de maio de 2005

Media encostados à parede

A vida anda mal para todos, mas os que estão na mó de cima ficam sempre a ganhar. O que vos conto é a última moda das grandes empresas para manterem a sua boa imagem e esconderem o que querem. E é um método simples e engenhoso: cortar a publicidade nos media caso estes publiquem notícias desfavoraveis à empresa.
Infelizmente, não é mentira. A BP - British Petroleum é um desses casos. Sempre que haja um artigo publicado sem que esta seja informada, a publicidade nesse órgao de comunicação social é imediatamente cancelada. Mais, há outros métodos que passam pelo acesso, por parte das agências de publicidade, a todas as notícias ditas controversas antes que estas sejam publicadas, para que possam claro está, ser revistas e alteradas.
Para qualquer pessoa com o mínimo de senso comum isto é simplesmente um atentado à liberdade na divulgação da informação. Como jornalista, eu e os meus colegas somos obrigados deontologicamente a confrontar todas as fontes envonvidas na notícia que escrevemos. Confrontar argumentos é uma coisa, mostar o artigo aos envolvidos para que o possam manipular como bem entenderem é outra. Ainda para mais quando isso envolve chantagem clara e assumida, que implica o corte na publicidade, que é pura e simplesmente a fonte onde vão beber todos os meios de comunicação social para se manterem vivos.

REFLEXÃO!!!!

JUNTO UM E-MAIL QUE RECEBI:
"Nem tudo vai mal nesta nossa Republica (Pelo menos para alguns):
Com as eleicoes legislativas de 20/Fevereiro, metade dos 230 deputados nao foram eleitos. Os que sairam regressaram as suas anteriores actividades. Sem, contudo sairem tristes ou cabisbaixos. Quando terminam as funcoes, os deputados e governantes tem o direito, por Lei (deles) a um subsidio que dizem de reintegracao: - um mes de salario (3.449 euros) por cada seis meses de Assembleia ou governo. Desta maneira um deputado que o tenha sido durante um ano recebe dois salarios (6.898 euros). Se o tiver sido durante 10 anos, recebe vinte salarios (68.980 euros). Feitas as contas e os deputados que sairam o Erario Publico desembolsou mais de 2.500.000 euros. No entanto, ha ainda aqueles que tem direito a subvencoes vitalicias ou pensoes de reforma (mesmo que nao tenham 60 anos). Estas sao atribuidas aos titulares de cargos politicos com mais de 12 anos.
Entre os ilustres reformados do Parlamento encontramos figuras como:
- Almeida Santos ......................... 4.400, euros;
- Medeiros Ferreira ....................... 2.800, euros;
- Manuela Aguiar ......................... 2.800, euros;
- Pedro Roseta .............................. 2.800, euros;
- Helena Roseta ............................ 2.800, euros;
- Narana Coissoro ......................... 2.800, euros;
- Alvaro Barreto ............................. 3.500, euros;
-Vieira de Castro ........................... 2.800, euros;
- Leonor Beleza ............................ 2.200, euros;
- Isabel Castro .............................. 2.200, euros;
- Jose Leitao ................................ 2.400, euros;
- Artur Penedos ............................ 1.800, euros;
- Bagao Felix ............................... 1.800, euros.

Quanto aos ilustres reintegrados, encontramos os seguintes:
- Luis Filipe Pereira ............... 26.890, euros / 9 anos de servico;
- Sonia Fortuzinhos .................. 62.000, euros / 9 anos e meio de> servico;
- Maria antos .......................... 62.000, euros /9 anos de Servico;
- Paulo Pedroso ....................... 48.000, euros /7 anos e meio de> servico;
- David Justino ......................... 38.000, euros /5 anos e meio de> servico;
- Ana Benavente ...................... 62.000, euros/9 anos de servico;
- Ma Carmo Romao ................... 62.000, euros /9 anos de servico;
- Luis Nobre Guedes ............... 62.000, euros/ 9 anos e meio de> servico.

A maioria dos outros deputados que nao regressaram estiveram la somente a ultima legislatura, isto e, 3 anos, o suficiente para terem recebido cerca de 20.000, euros cada. É assim a nossa Republica (das bananas) ".

quinta-feira, 26 de maio de 2005

O que parece que vai mudar ... mas fica na mesma... serão visões conturbadas da realidade?

Antes de mais, e por não publicar nada há já algum tempo, queria deixar as minhas felicitações tardias aos dois novos colaboradores. São e serão inquestionavelmente duas participações importantes na continuidade deste blog.
Mas o meu desabafo, pois é sempre nesta condição que o faço, revela-se porventura uma repetição temática de outras publicações, mas insistência fundamental no que parece óbvio e ninguém vê.
Assim, foi com agrado e consequente deagrado que tive a oportunidade de ver (e até usufruir, ainda que por escassas vezes) a sede da inóspita ACR Negrelos em actividade. Esta não era nada de extraordinária, mas sem dúvida um sopro em todo o ar sereno e abandonado das actividades deste colectividade. No entanto, fosse por má gestão dos que lá estavam a trabalhar, fosse por inveja ou simples vontade de cortar o que estava a ser inoportuno, o que é um facto é que ninguém se preocupou em dar uma ajuda nessa gestão, ou apontar caminhos a jovens que apenas querem, inocentemente, mudar algo em Negrelos. Eu congratulo o que eles tentaram fazer e não posso deixar de repudiar o que de esquisito se passou depois e conduziu novamente ao fecho da sede. Pergunto: será que alguma vez alguém irá tomar uma atitude condigna com a povoação e o passado da mesma? Será que ninguém se apercebe que é connosco que estão a gozar? Por vezes sinto pena por ser tão pequeno e por não perceber mais de alguns assuntos...
Um outro aspecto que julgo pertinente tecer um comentário é esta brisa do passado que passa por vezes nos ouvidos e traz como som não muito claro o desejo de muitos, alguns que nos dias de hoje já não podem usufruir como poderiam no passado, outros que o anseiam e preveêm chegar onde os anteriores estão agora... O som diz: Ringue em Negrelos! Temos de ter um Ringue em Negrelos! ... E assim voam as palavras, com o vento, ao longo dos anos. Devo suspirar novamente e dizer: Até quando esta utopia? Será que nada pode ser realmente feito? E porque não sei quando voltarei a escrever, o que peço para os jovens e adultos, peço de igual modo para as crianças: Será que não seria possível e até importante existir um parque infantil, nem que fosse simples e pequeno?
Bem, fica aqui o meu desabafo. Espero que o que me faz pensar a mim posso de alguma forma provocar o mesmo intuito noutras pessoas (e quem sabe até nas mais indicadas).

domingo, 22 de maio de 2005

O "mamarracho" da rotunda do Intermarché

Quebro o longo silêncio para falar, não de Negrelos, mas de uma obra que me suscitou a curiosidade em São Pedro do Sul.
Pergunto eu a quem souber responder: para que é que se investiu dinheiro numa zona industrial para depois se permitir a construção de um armazém, com dimensões industriais, numa das entradas principais da vila? Estou a falar do "mamarracho" que foi construído na rotunda junto ao Intermarché. Longe de mim por em causa a legalidade da obra, certamente que para que aquilo tenha surgido do nada alguém deve ter dito um sim, assinado um papel, e por aí adiante.
Mas na minha opinião não está bem. Não está amigos, não pode estar...É que para além daquilo ser a construção de engenharia mais feia, toda aquela quantidade de chapas ferem os olhos aos que, ao entrar na vila, se deparam com aquilo. Não sei de que empresa é o armazém, muito menos o negócio que ali pretendem exercer, mas certamente que os gozariam dos benefícios de estarem instalados na zona industrial onde tudo está pensado para o negócio.
De qualquer modo, é simplesmente a opinião de alguém que passa ali muitas vezes. Parece-me fundamental que as coisas estejam no lugar certo...


P.S.: Caro colega Manuel Silva, não posso deixar de agradecer as palavras que me dedicou no Notícias de Lafões. Um muito obrigada...

Ringue em Negrelos, JÁ !

Já há muitos anos que o povo Negrelense aguarda por um espaço polidesportivo onde se possa praticar algumas modalidades colectivas. Houve até, uma vez, uma reunião na sede da ACRN organizada pela junta de freguesia, em que já se falava da possibilidade desse espaço.
Pois é claro que estou a falar de um Ringue onde se possa praticar desporto, onde a povoação possa conviver dentro da própria aldeia (visto ser uma aldeia com um grande número de habitantes), em vez de ter de ir jogar para outra localidade (o que é o costume). Afinal de contas, desporto é saúde!
Alguns Negrelenses já demonstraram vontade de "reclamar", à Câmara Municipal de São Pedro do Sul, pelo nosso espaço desportivo.
O normal é o "pessoal" de Negrelos ir jogar ao domingo de manhã para o ringue de Vouzela, o que ainda fica a uns quilómetros. Mas se virmos bem, até Fataunços tem um ringue para os seus habitantes...
Por isso, penso que Negrelos se deveria unir, e numa só voz, gritar pelos seus direitos, porque afinal de contas, quem gasta milhões em obras, por vezes desnecessárias, creio que pode dispensar umas centenas.

Para um Negrelos Melhor...

sexta-feira, 20 de maio de 2005

U2 em Portugal um provável fiasco

Como já muitas pessoas sabem, o famoso grupo musical U2 vai realizar um concerto em Portugal no dia 16 de Agosto.
Mas, o que a organização desse espectáculo não pensou foi que, normalmente nessa altura, se realiza a grandiosa festa em Negrelos em honra da Nossa Senhora do Livramento.
Portanto, é fácil de adivinhar que esse espetáculo vai ser um tremendo fiasco, visto que ninguem troca o fantástico convívivo da festa em Negrelos por um concerto de uma banda estrangeira.
Por isso, viva Negrelos que é uma das maiores povoações do Mundo (ao menos em vontade de o mudar)!