sábado, 30 de abril de 2005

Associação Cultural e Recreativa de Negrelos



O ELEFANTE BRANCO E A ASSOCIAÇÃO FANTASMA


É com alguma satisfação que temos visto nestes dias a sede da Associação de Negrelos aberta ao público.
É também de salientar a boa vontade (apesar de alguma inocência perante o desconhecimento de muitos factos relacionados ao funcionamento desta Associação) dos jovens que têm feito por tentar abrir a sede ao "pessoal".
Agora, a minha preocupação (e de muitas pessoas) é , visto que se trata de uma Associação, esta não poder passar sem as respectivas assembleias (por ex, apresentação de contas, angariação de novos sócios, apresentação de novos projectos), nem poder passar sem as respectivas eleições para nova Direcção. A desculpa é sempre a mesma, "Ah.. ninguém quer ir pra lá..". Mas isto não deve continuar assim, ao abandono, à indiferença, e entregue ao compadrio...
Acho que a nossa Associação já merecia um rumo, visto ao que já muito fez e ganhou pelo e para povo de Negrelos.
Temos de dizer basta! ao que tem vindo a acontecer durante estes anos, em que nos vão tapando os olhos com o Carnaval (o único evento organizado com o símbolo da Associação).
Penso que Negrelos só ganhava com esta Associação devidamente regularizada e em funcionamento.
Penso que boas ideias não faltam... falta apenas um grupo de pessoas com coragem de levar esta Associção pra frente!

Para um Negrelos com futuro...

quinta-feira, 28 de abril de 2005

Lamentável

Em pleno coração da vila de S. Pedro do Sul, fica o Teatro de estilo Romântico, que foi financiado pela “ Empresa Comercial Sampedrense, Lda”, da família “Silvas e Farrecas”, nos idos anos de 1920.Exteriormente apresenta uma arquitectura simples, com dois andares e um sobrado. Apesar da arquitectura exterior não se identificar com um cine-teatro, o seu interior é de grande beleza: a sala em ferradura alongada, plateia e o palco ( com um espectacular pano de boca).
No 1º piso existem 10 camarotes laterais, com bojo avançado sobre a plateia ( ornamentado com nervuras e motivos florais ), e no 2º piso localiza-se a cabine de projecção. Lateralmente a essa cabine, em anfiteatro de degraus fixos, encontra-se o “galinheiro” debruçado sobre a plateia, dando a ilusão, visto de baixo, que se tratavam de camarotes, já que o bojo tinha decoração idêntica à do 1º piso.O tecto é em forma de tampa de urna invertida, ornamentado com frisos, festões e círculos à volta de 7 candeeiros incrustados, como olhos de boi. A data da inauguração encontra-se neste local, 1925.Desde 1999 que o cine-teatro se encontra encerrado para obras de grande restauro.
in http://www.cm-spsul.pt/
Parece impossível....umas obras começarem em 1999 e agora que estamos quase em 2006 não vê ninguém mexer uma palha pelo nosso teatro, que poderia ser mais que um cinema....... aqui não pode vir um músico apresentar um disco.... não pode um autor apresentar um livro, não se podem fazer colóquios..... sinceramente isto é uma treta enorme..... políticos continuam a atirar areia para os olhos do povo.... e esquecem-se que só o povo é que conhece as carências da Vila. Políticos........só se lembram das coisas necessárias em campanhas eleitorais mas dps..... "quem eu? Eu não disse isso....devem ter percebido mal!".
Tenham vergonha e lutem pelo povo e pela Vila, e não fique só á espera do xilim ao fim do mês!!!

terça-feira, 26 de abril de 2005

"CARTÃO DE VISITA"

Conterrâneos:

É com alguma preocupação e injustiça que observo que, relativamente à nossa terrinha, muitas coisas poderiam ter sido melhoradas. Não querendo entrar em questões mais profundas, nos quais os gastos seriam hipoteticamente maiores – por ventura não considerados investimentos –chamo a atenção para o desprezo relativo às duas rotundas e, principalmente, a velhinha “ponte do comboio”. Já repararam o que se passa com o mesmo tipo de ponte na nossa vizinha Vila de Vouzela? Estou certo que sim.
Porque não colocar alguns homens a fazer um rápido trabalho de manutenção, electrificar a mesma, iluminá-la com holofotes, ou seja, fazer algum “benchmarking”, tendo em conta o exemplo aqui tão próximo. Isto apesar se ser ouco dispendioso, seria um investimento turístico. Sabiam que muitas pessoas que fazem o trajecto turístico no comboio lento ficam até à próxima passagem para contemplarem a referida ponte, mesmo no estado desprezado actual?

Vou ainda mais longe: - agora que temos alternativa sobre o rio Sul, porque não asfaltar a nossa relíquia e torna-la apenas como ponte de passagem para a outra margem para peões e motociclos com ou sem motor? Como diria o nosso “poeta popular”, vale sempre a pena, desde que… haja vontade política!!!!!

segunda-feira, 25 de abril de 2005

Aldeia da Pena

Para muitos seria impensável viver num sítio como aquele. Escondidos entre montes e quase inacessíveis vivem os 11 habitantes da Aldeia da Pena, na Serra de São Macário.
Quando se vai ali pela primeira vez fica-se com a sensação que o tempo não passou. Para aquelas pessoas, certamente que o tempo tem um andamento diferente. Para que servem os relógios se não há autocarros nem metro para apanhar, se não há horas de ponta a evitar?
Ao mesmo tempo, sentimos que nada de mal poderá acontecer aos que ali passam os seus dias. O sol nasce e poe-se, dia após dia, mas acredito que lá no fundo da serra, as 11 pessoas não o vejam ou o sintam todos os dias. Tal é o nevoeiro cerrado que por vezes se levanta por aquelas paragens, quem não conhecer a zona e passar na estrada apertada no topo do monte, nem se dá conta que ali, alguns metros abaixo, onde acaba o penhasco, há vidas humana.
Quando se vai lá uma, duas, três vezes ficamos atentos às mudanças. Agora ja há um café, os visitantes recebem um cartão com os serviços da "casa", almoços e jantares com especialidades como o cabrito assado, provavelmente dos criados mesmo ali, naquelas pastagens cheias de carqueija. Alguém se lembrou de que o artesanato poderia dar dinheiro e toca a fazer casinhas de xisto, tal e qual as da aldeia. De resto de todas as vezes que lá voltamos saímos com a certeza de que não há no mundo lugar tão pacífico.
Pergunto-me o que acontece àquelas 11 almas quando adoecem e precisam de um médico.
Pergunto-me quantas vezes saem dali e para fazer o que?
Pergunto-me se precisam realmente de sair dali...

Acredito que quando se vive muito tempo num lugar como aquele, não se sente necessidade de ir a mais lado nenhum.
Não posso dizer o que vai na alma daquelas pessoas e porque insistem em ficar ali, mas o olhar de um cão rafeiro que por ali se passeava era de um tristeza infinita....

terça-feira, 19 de abril de 2005

Cardeal Joseph Ratzinger é o novo Papa



O novo sumo pontífice da Igreja católica é o cardeal alemão Joseph Ratzinger, anunciou esta terça-feira o primeiro dos cardeais diáconos, o chileno Jorge Arturo Medina Estevez. Ratzinger, 78 anos, escolheu o nome de Bento XVI. Minutos depois de o seu nome ter sido divulgado, Ratzinger falou, da varanda, à multidão concentrada na Praça de São Pedro.
in DiarioDigital

segunda-feira, 11 de abril de 2005

NEGRELOS EXISTE PELO MENOS À MAIS DE 1000 ANOS

Em conversas com um grupo de amigos, entre os quais o Manuel Silva, ficou a saber-se que Negrelos consta de documentos que referem a data de 1080.
É um bom Princípio.

quinta-feira, 7 de abril de 2005

DESAFIO

Tendo em conta que são os elementos "mais presentes", em termos físicos, na nossa frutífera Aldeia, desafio publicamente os colegas Manuel Silva e Bruno Oliveira a fazerem alguma investigação relativa à história da mesma. Isto seria importante, tendo em conta as bases programáticas do nosso movimento em prol da elevação de Negrelos até ao estatuto máximo que nos for permitido. O desafio está lançado.

MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA

Finalmente junto-me a vós. Espero trazer alguma contribuição.

terça-feira, 5 de abril de 2005

MORREU O PAPA DA PAZ, DA JUSTIÇA E DA LIBERDADE

João Paulo II foi um Papa obviamente preocupado com as questões relativas à fé, mas também com a paz, a justiça e a liberdade. Foi, sem margem para dúvidas, um fiel seguidor de Cristo, pois o cristianismo é uma doutrina simultaneamente divina e humana.
Viveu na sua Polónia sob o jugo dos dois maiores totalitarismos do séc. XX: o nazismo e o comunismo. Daí, o seu amor pela liberdade, a democracia e os direitos humanos.
Denunciou as ditaduras comunistas. A sua primeira viagem à Polónia, após ser escolhido Papa, o sucesso que obteve junto dos operários que sairam à rua, não de punho erguido, a cantar a "Internacional", mas com crucifixos, rezando; a criação, pouco depois, do "Solidariedade"e as greves organizadas por este sindicato, marcaram o princípio do fim do comunismo.
Não será exagerado dizer que tais acontecimentos abriram o caminho à glasnost e à perestroika, de Gorbatchov, à queda do muro de Berlim, à revolução de veludo checa e demais acontecimentos que levaram à queda de uma ideologia idealista e utópica, pela qual foram presos, torturados e mortos muitos milhares de operários, camponeses, intelectuais e estudantes, em todo o planeta, mas que, além de um fracasso, transformou num inferno totalitário a vida de todos os povos que subjugou.
João Paulo II denunciou também as ditaduras de sinal oposto. Sempre que visitou países sujeitos a regimes de direita reaccionária, especialmente na América Latina, alertou para a necessidade de liberdade, justiça e respeito pelos direitos fundamentais. Logo, de seguida, tais ditaduras abriram brechas e acabaram, felizmente, por sucumbir.
Que o Homem estivesse no centro de toda a actividade, especialmente nos locais de trabalho, foi uma preocupação do Papa agora falecido. Daí, a sua condenação do capitalismo selvagem e a sua afirmação de que o comunismo, apesar de globalmente mau, teve um aspecto importante: obrigar o capitalismo a democratizar-se e a respeitar os trabalhadores. Mostrou-se também preocupado por haver certas multinacionais a mandar mais que alguns governos ou mesmo a mandar nesses governos. Houve quem dissesse que, neste aspecto, João Paulo II se aproximou do socialismo democrático.
Antes de mais, a doutrina cristã não tem como finalidade apoiar esta ou aquela ideologia, embora rejeite ideologias assentes no ódio e na violência, como o marxismo-leninismo, o fascismo, ou o nazismo.
A doutrina cristã aponta caminhos éticos que poderão e em nosso entender deverão servir de referência para a actividade política e social, especialmente dos cristãos, e entre estes os que se encontram em posições de poder.
Daquelas preocupações comunga o agnóstico e liberal Mário Vargas Llosa, o mesmo que afirma preferir o capitalismo selvagem governos de partidos da Internacional Socialista...
João Paulo II foi vítima de duas tentativas de assassinato: a primeira por um turco, em Roma, e a segunda, no nosso país, em Fátima, por um padre integrista.
O turco era um activista de extrema-direita. No entanto, o tempo provou terem estado por detrás do atentado os serviços secretos búlgaros. Mais recentemente, documentos encontrados nos arquivos da Stasi - a antiga PIDE da RDA - demonstram terem os próprios serviços secretos soviéticos participado na operação.
Com a ajuda da mão de Deus ou não, o Papa viveu ainda por muitos e bons anos, enquanto aqueles que o quiseram liquidar fisicamente, como diria o seu mestre, Lenine, estão no caixote do lixo da História.
Que o Papa descanse na paz de Deus são os desejos de todos os católicos. A melhor homenagem que lhe poderão prestar será continuar a sua obra, seguindo os seus ensinamentos e o seu exemplo de dedicação .

Manuel Silva

domingo, 3 de abril de 2005

NOVA IMAGEM DE CRISTO NA CAPELA DE Nª SRª DO LIVRAMENTO

No passado domingo de Páscoa, o Sr. Padre António Encarnação, pároco da freguesia de S. Pedro do Sul, benzeu uma bela imagem de Cristo morto na cruz, na capela de Nossa Senhora do Livramento, em Negrelos.
Na mesma data, no ano de 2004, foi benzida na mesma capela uma imagem de Cristo ressuscitado.
Aquelas imagens foram adquiridas pela Comissão de Festas dos anos de 2003 e 2004, a qual ali efectuou obras de melhoramento e colocou um relógio electrónico, bem como comprou um novo guião.
Por todas aquelas iniciativas, apresentamos parabens aos membros daquela comissão.


PS: O nosso blogue conta com uma colaboração feminina, o que é sempre de saudar.
Que a Patrícia Adegas seja bem vinda à blogosfera local e sirva de exemplos a outras meninas ligadas à nossa terra, que sabemos dominarem bem a informática.


Manuel Silva

Que descanse em paz

É totalmente impossível ficar indiferente ao que sucedeu dia 2 de Abril de 2005. Desapareceu do mundo uma pessoa especial, que fez tudo pela paz mundial e encantou todo o mundo, desde à Europa do Leste, até à America do Sul. O Papa e Santo Padre João Paulo II será sempre um exemplo para todos os seres humanos que habitam e habitarão este planeta. É esta a forma de esta equipa prestar uma pequena homenagem a um grande Homem.

SEJA BEM APARECIDA

É com enorme prazer que a equipa do NEGRELOS ON LINE recebe um forte elemento para a continuação do sucesso do nosso blog. Esse elemento é a Patrícia Adegas (minha prima), jornalista de profissão(A CAPITAL), um elemento que vai tornar o blog mais rico. Fico contente pelas "negociações" terem corrido como o planeado e espero que ela seja muito feliz juntamente com esta equipa.

sexta-feira, 1 de abril de 2005

Sede da Associção com Actividade




É com algum agrado, que nestas férias de Páscoa, vejo a sede da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos aberta ao público (como deveria estar todo o ano).
A ideia de "abrir" a sede ao público veio por parte do jovens de Negrelos, estando eles também encarregues da sua manutenção nestes dias (limpeza, venda de bebidas, etc... ).
Foi com muito gosto que nestes dias se viram os jovens de Negrelos a ocupar realmente os seus tempos livres, com algumas actividades como: praticar ténis de mesa, matraquilhos, ouvir música, e até mesmo ter acesso à televisão por cabo.
Esperemos que, ao longo do tempo, a direcção da ACRN colabore novamente com os jovens de Negrelos, e que estes, deixem de ser vistos como os "terrores" e os "traquinas", mas passem a ser vistos como o futuro da povoação.