terça-feira, 31 de agosto de 2004

Negrelos

O comboio passava no centro da aldeia
tudo estremecia e corria…
era assim a alma do povo negrelense
que tudo fazia
para ser uma população activa.

Muitos lutaram pela sede da associação,
associação que chegou a ser utópica,
muitos morreram sem a poder ver…
e agora lá está o casarão
que todos os dias dá a entender
que um sonho de Negrelos está a morrer.

Temos espaço, temos condições,
temos harmonia entre as nossas gerações
vamos recuperar o tempo perdido
e aproveitar ideias do tempo antigo.

Negrelos não é só uma povoação junto ao rio,
é símbolo de animação e convivência,
por isso é necessário…
que não se esqueçam de manter e recuperar
todas as tradições que alguns teimam em acabar.

Negrelos é sinónimo de força, simpatia
de trabalho e dedicação.
Ser de Negrelos é lutar
por uma aldeia que está no nosso coração
e que tem no seu altar
a Nossa Senhora do Livramento para nos guiar.

Bruno Oliveira

Saneamento incompleto em Negrelos

Foi com alguma satistação que aqui à uns anos atras, a Câmara Municipal de São Pedro do Sul resolveu finalmente colocar saneamento público em Negrelos. Até aqui tudo bem, porque foi sempre uma necessidade na povoação. Hoje, em Agosto de 2004, metade da povoação de Negrelos ainda não possui ligação a esse saneamento, tendo de recorrer a fossas particulares. Curioso, que a Câmara Municpal cobra um valor pelo uso desse saneamento, inclusivé aos habitantes que nao usufruem desse serviço. Por isso aqui fica uma pergunta, partilhada por muitos habitantes de Negrelos, "Para quando o saneamento em toda a povoação?"

domingo, 29 de agosto de 2004

Nova sondagem a decorrer no Blog

Encontra-se no blog, na barra lateral, uma nova sondagem para que os cibernautas possam manifestar a sua opinião. Assim esperamos que dê "uma vista de olhos" e que deixe o seu voto.

Resultado da Sondagem "Negrelos vs Casados"

Segundo uma sondagem elaborada aqui no blog NEGRELOS ON LINE, a opinião dos cibernautas é mais que evidente. Como podemos ver no gráfico, os cibernautas votaram em que os solteiros mereceram a vitória no jogo Solteiros vs Casados, e que até podia ser maior a diferença de golos. O "Negrelos On Line" vai continuar com novas sondagens.
Para ver melhor os resultados, clique na imagem.

sexta-feira, 27 de agosto de 2004

SUGESTÃO À ACRN

Há mais de 20 anos, alguns jovens, entre os quais se encontrava o autor destas linhas, pensaram fazer um jornal em Negrelos. Sobrava em vontade o que faltava em meios financeiros, pelo que o projecto não foi avante.
Com a evolução tecnológica, hoje pode fazer-se um jornal na net, o chamado blogue. Em S. Pedro do Sul, há já diversos. Na nossa povoação, um grupo de jovens com as idades que eu e os meus companheiros de jornada tínhamos na época atrás mencionada, lançaram o NEGRELOS ON LINE.
Na nossa povoação, poucas pessoas possuem computador e ligação à Internet. Logo, o blogue não será lido pela maioria dos nossos conterrâneos, que assim perdem oportunidade de ver e comentar o que aqui se diz, pelo que sugiro aos dirigentes da ACRN a instalação da internet na sua sede, dando tal possibilidade aos negrelenses, bem como de navegarem em outros sites.


PS: parabens pelas magníficas fotografias, especialmente as das paisagens situadas junto ao Vouga. São uma vigorosa chamada de atenção para a necessidade de defesa e protecção dos espaços verdes.

terça-feira, 24 de agosto de 2004

Visitas do blog chegam ao número 100

É com grande satisfação que o número de visitas do blog chega a 100. É bom verificarmos que o blog tem demonstrado algum interesse, por ser algo inovador e pioneiro, no seio dos habitantes da aldeia de Negrelos. Assim, atingido este número, esperamos que o crescimento das visitas seja um crescimento exponencial, e que este blog seja divulgado rapidamente para além das fronteiras de Negrelos. Para um melhor Negrelos no mundo do digital, volte sempre.

Nova secção no blog

Encontra-se no blog, na barra lateral, uma nova secçao, uma galeria de fotografias da povoação de Negrelos. Sendo assim, esperamos que vejam as fotos e apreciem a paisagem.

domingo, 22 de agosto de 2004

Encontra-se a voto, no blog, o resultado do "Solteiros vs Casados"

Encontra-se na barra lateral do blog uma sondagem sobre a opiniao dos cibernautas sobre o resultado do jogo "Solteiros vs Casados". Portanto, quando visitarem o blog, não se esqueçam de manifestar a vossa opinião sobre o grande derby, em que o resultado foi favorável à equipa dos Solteiros ( Solteiros 12-1 Casados ).

sábado, 21 de agosto de 2004

Sinalização deficiente

É normal no ser humano seguir as regras que nos conduzem em sociedade. Também no que diz respeito à vida rodoviária, mais concretamente aos condutores, as regras e os sinais são importantíssimos para a organização do que pode facilmente ser confusão e acidente. Assim, em Negrelos foram colocados sinais aquando da construção das rotundas que em nada beneficiam o normal fluir do trânsito. É fácil perceber que os sinais colocados estão incorrectos, quer no seu significado, quer na sua posição, por vezes indicando ao condutor que é obrigado a seguir determinada direcção, em vez de indicar que está perante uma rotunda, logo, sentido giratório, ou indicando que deve ser contornado o obstáculo pela direita. De igual forma, não é fora de normal observar condutores em sentido contrário. Tudo isto nos deveria levar a reflectir nesta inolvidável situação.
Ainda relativamente a este tema, há também a questão da homologação dos sinais, mas neste campo, por não entender suficientemente do assunto, deixo apenas o assunto para consideração.
Os negrelenses e demais ususais condutores, por já conhecerem, sabem o que fazer e que sentidos tomar. Porém, para quem usa esta estrada municipal pela primeira vez, ou a usa pouca vezes, a confusão e possíveis acidentes podem tornar-se uma séria realidade.

quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Negrelos visto do espaço, fantástico...

Imagem de Negrelos vista de satelite em 1995. Tentem ver as diferenças para hoje (2004).

terça-feira, 17 de agosto de 2004

LAVRADEIRAS EM ACÇÃO

O nosso rancho folclórico, de entre as diversas actuações que efectuou, destaca-se o festival que organizou nas Termas, no último dia de Julho. Presentemente, estão a decorrer os trabalhos do linho. Parabens a todos os seus membros e dirigentes.
Manuel Silva

FESTA DE Nª SRª DO LIVRAMENTO

Decorreu, no passado fim de semana, a tradicional festa em honra de Nª Srª do Livramento. Tudo esteve bem, desde a procissão, a recepção da imagem daquela Nossa Senhora e da Nossa Senhora da Conceição, na Ponte do Comboio, e a ornamentação das ruas. Se Negrelos foi espaço de oração, recebendo a visita de inúmeros fieis, foi também espaço de diversão. Os YanKees mostraram como se pode tocar boa música popular, à mistura com outros géneros de música, como valsas, tangos, brasileira, espanhola, etc, sem cair no apimbalhamento e atraindo gente de todas as idades e estratos sociais. Estão de parabens os mordomos, Srs. Manuel Nunes (Rebelo), reitor, Augusto Matias, Fernando Sousa e Idalécio Almeida, não só pela organização da Festa, como pelo trabalho efectuado nestes dois últimos anos, destacando-se as obras de restauração da capela, a colocação do sino na mesma, bem como a compra do guião e da imagem de Cristo ressuscitado.
Manuel Silva

PARABENS, JOVENS BLOGUISTAS

Jovens bloguistas negrelenses, começo por vos apresentar os parabens por esta iniciativa. A partir de agora, vou a passar a colaborar convosco.
Manuel Silva

domingo, 15 de agosto de 2004

Solteiros "esmagam" Casados ( 12-1 )

No Sádado, dia 14 de Agosto, realizou-se o tradicional jogo "Solteiros vs Casados" no Estádio municipal da Pedreira. Sendo este ano o jogo arbitrado por uma equipa de arbitragem vinda de Viseu, a partida acabou por ser mais emocionante. O resultado acabou por retratar o futebol espectáculo praticado pela equipa dos solteiros; solteiros 12, casados 1 ( 6-0 ao intervalo ). É de salientar que o "Europa bar" ofereceu uma garrafao de vinho tinto para a equipa que marcasse o 1º golo da partida, ou seja, além da taça, foi mais um bónus para a equipa vencedora. Parabéns à equipa dos Solteiros.

quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Ambiente

Ultimamente a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul dado mais atenção ao ambiente (através dos folhetos que foram entregues em nossas casas) e diz que é necessário colocar o lixo no lugar certo. Até aqui muito bem, mas acho que a nossa povoação merecia ter uns contentores, ou melhor um ecoponto, onde fosse possível separar o lixo verdadeiramente o que tornaria uma implementação mais fácil da política dos 3R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar......... eu pergunto: "porque é que as nossas crianças aprendem na escola esta política se têm enormes dificuldades para a pôr em prática?" ECOPONTO EM NEGRELOS JÁ!!!!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Sede da ACR de Negrelos finalmente com uso....

A sede da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos finalmente tem uso graças a alguns projectos vindos de fora da povoação, nomeadamente um curso avançado de computadores para pessoas empregadas, e tambem por meio da junta de freguesia, a ocupaçao de tempos livres das crianças de São Pedro do sul. É com alguma alegria que a povoação vê a "nossa" sede a ter alguma utilidade na comunidade.

terça-feira, 10 de agosto de 2004

Recordar o passado...

Fotografia da avenida José Vaz (avenida da estação), à muitos anos atrás... Imagem fabulosa...

Previsão do jogo de Sábado, encontra-se a votação...

Encontra-se no blog uma sondagem para tentar antecipar o resultado para o próximo jogo de Sábado, Solteiros vs Casados. Tentamos saber a sua opinão sobre o resultado, por isso, vote!

domingo, 8 de agosto de 2004

Festas de Negrelos aproximam-se!

As festas em honra à Nossa Senhora do Livramento, comemoradas em todo o país, mas em especial em Negrelos, está a aproximar-se a olhos vistos. Espera-se uma grande afluência à festa, em especial ao bar, já que nos dá muitas alegrias no final da festa! :) Programa detalhado para muito breve.

Solteiros em preparação para o grande derbi "Solteiros vs Casados"

Alguns elementos da equipa dos solteiros já começam o treino para o grande Derbi de Sábado, Solteiros vs Casados. Nota-se pela imagem que a equipa dos solteiros anda a treinar em condições adversas, tentando simular ao máximo o jogo do próximo Sábado. Esperamos que os casados n sejam tao brutos e irregulares como nos treinos... :)

Andanças 2004.....POTENTE!!!!

A potência de este Andanças 2004 tem sido grandiosa! Os principais elementos que estiveram na organização de este blog, tiveram o cuidado de executar um trabalho de pesquisa e análise acerca da animação deste festival...... e a frase mais ouvida foi "tá podendo ou não tá podendo!". Foi extraordinário ver toda aquela alegria contagiante que passada de uns para os outros, rompendo assim todas as barreiras....quer a nível linguístico, cultural, social........e só estes tipos de festivais que fazem falta porque não há melhor coisa do que a transmissão de culturas, patrimónios mesmo que seja através dos ritmos das músicas. É também de salientar a participação do Rancho as Lavradeiras de Negrelos que deram um bom espectáculo...prova disso foi a tenda completamente cheia onde todos dançavam.....vejam lá até eu dançei!!!!!! Esperemos que este festival fique perto de nós mais uns anos! Aguardo os comentários dos colaboradores sobre a noite de sábado nas Andanças...........e já chega porque já escrevi muito para quem só dormiu três horas:)......vou correr para expulsar o pó que respirei ontem/hoje!!!!!!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2004

Mais um Aniversariante..

O menino Fábio Oliveira completa hoje 19 anos de vida! Parabens ao Fabio que é bom rapazola.. :)

Transito em Negrelos congestionado!

O trânsito em Negrelos ficou congestionado durante vários minutos, enquanto a estrada nacional nº 16 esteve cortada devido à volta à Portugal em bicicleta ter "passado" à hora de almoço. O transito ficou entupido, desde o corte para Negrelos até à ponte do comboio. Esta aldeia parece mesmo uma cidade. Sempre a crescer...

Comes e Bebes...

Depois do jogo Solteiros vs Casados haverá um jantar convívio para quem tenha, ou não, comparecido no jogo. As inscrições estão abertas nos locais onde estão afixados os regulamentos do jogo (cafés de Negrelos). Mais informações para breve..

terça-feira, 3 de agosto de 2004

Possivel logotipo do blog

Este é um possivel logotipo do blog, da autoria do Litó! (até tem jeito pra coisa.... :)
Aceitamos novas propostas, deixem os vossos comentários, e ideias para possiveis logotipos.

Espaço Informativo


Deixe aqui as notícias sobre Negrelos que acha mais relevantes ............. contamos consigo......

Nélson (ex Sporting, F.C.P., V. Setúbal, entre outros) tem raízes em Negrelos

O ainda jogador de futebol Nélson, jogador que passou por clubes como Sporting CP, F.C. Porto, Vitória de Setúbal, isto em Portugal, casou com uma negrelense, filha de naturais da nossa aldeia. Já por diversas vezes veio cá em férias, mostrando como um jogador conhecido da "alta ribalta" também pode ser sinónimo de simplicidade e educação. Neste momento decidiu abraçar um projecto que também envolve ser dirigente do clube Rio Tinto. Muito nos alegra saber que ainda não desistiu de fazer o que gosta, mostrando que ainda se sente preparado para contribuir para a melhoria do futebol nacional não primodivisionário. A ele fica um abraço com votos de felicidade neste novo desafio.

Fluxo populacional

Esta época de férias, nomeadamente durante o mês de Agosto que agora se inicia, torna possível um acréscimo no fluxo populaional em Negrelos. Assim, é normal verificar-se o regresso em férias de vários emigrantes que aproveitam esta altura para "matar" saudades desta que
é a sua terra. A este termo estão associados outros que lhe são sinónimos, como sejam rever a famíla, rever amizades, resolução de problemas pessoais, ou, este de cariz mais religioso, participar na comemoração da Festa em Honra de Nossa Senhora do Livramento, entre outros.
Deste modo, cabe-nos a nós recebê-los bem, desejando-lhes uma boa estadia com votos de regresso breve. A eles também pertence esta simples, no entanto valiosa, aldeia.

Faltam 11 dias para o encontro de classe mundial Solteiros vs. Casados.....

as maiores estrelas estarão no jogo do ano...............as equipas serão reveladas brevemente.............aguardem

É uma enorme revolução no mundo on line........depois da chegada do homem à Lua.... Negrelos está on-line

....deixe-nos o seu comentário acerca deste nosso espaço.

segunda-feira, 2 de agosto de 2004

Negrelos visto do espaço

Fotografias de Negrelos tiradas do espaço, em 1995, mas apesar da data, nota-se que é uma grande povoação. Clique na foto para ver detalhadamente.


Andanças já mexe...

O Andanças 2004 já começou, e espera-se que este ano tenha ainda mais gente do que nos anos anteriores. Negrelos, como sempre, está lá bem representado, ou por grupos ou por habitantes a dançar.


Quando o comboio passava em cima da ponte...

Foto do comboio na ponte de Negrelos, bons velhos tempos...



Acompanhe aqui a contagem final para o grande derby

Faltam 12 dias, os treinos aumentam e a super bock agradece!!!!!!!!!!! Será um derby fantástico e emocionante...... será que os Solteiros vão repetir a vitória do ano passado? Ou os Casados, com reforços de peso vão ser mais audazes na procura da vitória?...... Daqui a 12 dias terão a resposta!

domingo, 1 de agosto de 2004

Andanças 2004

Começaram as Andanças em Carvalhais... e lá vamos nós ter com as "camone's" :)
Realizam-se durante esta semana até Domingo.


Marte e Negrelos mais próximos..


Em Negrelos Marte já é visivel... Marte e "maninho", quais as diferenças...? os pinheiros....

Festas de Negrelos


As festas em honra da Nossa Senhora do Livramento realizam-se dia 14 e 15 de Agosto 2004 em Negrelos. Programa para breve

É com enorme alegria:) que anunciamos ....

...a presença dos Faraós e dos Yankees no palco principal nas festas de Negrelos

Aniversário

Dia 9 de Agosto o Europa Bar, o Bar mais famoso de Negrelos vai estar de parabêns............ e irá soprar a primeira vela...

Negrelos e a sua grande tradição

E Negrelos continua em força a sua tradição...... é favor não esquecer o grande derby entre Casados vs. Solteiros a realizar no dia 14 de Agosto (faltam 13 dias). Fica o apelo assistam ao jogo no Municipal da Pedreira e aproveitam as fantásticas festas em devoção à Nossa Senhora do Livramento.

Hino de Negrelos vai ser revelado dentro de dias......

Estejam atentos, o Hino de Negrelos irá ser revelado em 1ª mão aqui neste espaço de informação

Acompanhe aqui a contagem final para o grande derby

Faltam........13 dias.....

Mais um ano de vida

O Litó (Bruno Oliveira para quem desconhece), completou mais um ano de vida no dia 31 de Julho. Parabens